ANTIVÍRUS

O que são vírus de computador?



São programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador. Eles têm comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam esconder-se para não serem exterminados.

Os vírus de computador podem anexar-se a quase todos os tipos de arquivo e espalhar-se com arquivos copiados e enviados de usuário para usuário.

Enquanto você esta aí, acessando tranquilamente, há uma briga subterrânea acontecendo sem parar nos confins da rede. De um lado, estão os espertinhos e mal-intencionados criando vírus cada vez mais devastadores. Do outro, estão as empresas correndo atrás do prejuízo e buscando aprimorar seus softwares e sistemas de segurança.

Nesse eterno conflito entre vírus e antivírus, é praticamente impossível ficar imune às pragas que rondam o mundo cibernético. Ao menos que você isole totalmente o seu computador — isto é, não use a internet e não trabalhe com dispositivos externos (CDs, DVDs, pendrives etc.) —, não há como fugir das possíveis ameaças.

Pelo fato de vírus inéditos surgirem todos os dias, a biblioteca pode deixar alguma ameaça passar batida pela segurança inicial. Com a análise heurística, esse invasor pode ser descoberto enquanto age silenciosamente.

Dessa forma, a solução imediata é possuir um antivírus atualizado e de confiança.

Indiscutivelmente, estamos suscetíveis a ataques de malwares todo o tempo em que permanecemos na frente de um computador. As pragas virtuais estão espalhadas por todo o mundo virtual, bastando estar conectado à internet para colocar a integridade dos seus dados em risco.

Saiba mais:
ADWARE
SPYWARE

Fonte: OpenBrasil.org/TecMundo/Uol/Iener
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Antivírus - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas