ANTIVÍRUS

Dicas para se proteger de vírus e demais ameaças



É fundamental ter um programa antivírus em sua máquina. Além de instalado, é preciso que ele esteja sempre atualizado. A grande maioria dos programas atuais faz isso automaticamente, mas não custa nada ficar de olho na data da última atualização de seu software.

Para quem navega em banda larga, outro programa fundamental é o firewall. Ele é uma barreira que impede acessos não autorizados ao micro. O Service Pack do Windows vem com um firewall embutido.

Outra ameaça cada vez mais comuns são os scams-e-mails com mensagens com links que levam a sites com vírus e cavalos-de-troia. Para se proteger, use um programa antispam.

Dicas para se proteger de vírus e demais ameaças

● Se alguns e-mails escaparem do programa antispam, vale a regra: nunca clique em links de mensagens de emissário é desconhecido. Não acredite em promoções, brindes, ameaças do Serasa ou do Imposto de Renda. Esses órgãos, assim como os bancos, nunca mandam e-mails com links, ainda mais para baixar programas. Nunca coloque seus dados em formulários de e-mail.

● Também é preciso muito cuidado com arquivos anexados em e-mails. Nunca execute programas enviados por desconhecidos. Na dúvida, salve o arquivo em sua área de trabalho (desktop) e mande o antivírus escanear o arquivo.

● O mesmo vale para arquivos baixados em programas ponto-a-ponto, como Kazaa, Emule e Soulseek. Sempre use um antivírus para escanear cada arquivo que baixar.

● Jamais coloque suas senhas em arquivos no micro, como em documentos do Word ou de texto (.txt). São alvos fáceis em caso de invasão do sistema.

● Evite visitar sites "suspeitos", como de pornografia e de hackers. A maioria desses sites tenta instalar na máquina programinhas como discadores ou cavalos-de-tróia.

● Use um software antispyware para se proteger e limpar do micro programas conhecidos como "spywares". Eles coletam informações sobre seus hábitos de navegação e abrem janelas de propaganda pop-up.

● Fique atento em salas de bate-papo (chats). Não divulgue seu endereço ou outras informações pessoais.

● Use o serviço Windows Update, da Microsoft, para manter seu sistema sempre atualizado.

Fonte: UOL segurança online
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Antivírus - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas